Dom Luiz Antonio Lopes Ricci toma posse como novo bispo diocesano de Itapetininga
25/04/2025
(Foto: Reprodução) Bispo foi nomeado no dia 25 de fevereiro pelo Papa Francisco. Cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira (24), na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. Dom Luiz Antonio tomou posse como novo bispo diocesano de Itapetininga (SP) nesta quinta-feira (24)
Divulgação/Diocese de Itapetininga
A celebração de posse do novo bispo diocesano de Itapetininga (SP), Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, aconteceu na noite de quinta-feira (24) na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. A missa solene contou com a presença de fiéis, bispos, padres, diáconos e seminaristas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Segundo a Diocese de Itapetininga, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci foi recepcionado pelo pároco Élcio Roberto de Góes, que o recebeu com Dom Gorgônio, bispo emérito, apresentando um crucifixo. O novo bispo visitou a Capela do Santíssimo para um momento de oração. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Julio Akamine.
Ainda segundo a diocese, foram feitas saudações de boas-vindas por representantes da Diocese de Nova Friburgo (RJ), antiga diocese de Dom Luiz Antonio, representadas por Magna Peçanha e Janaina Gralato. Rosângela Assunção Meira, representante da Diocese de Itapetininga, e o prefeito Jeferson Brun (REPUBLICANOS), também participaram.
Ao fim da missa, o chanceler Luiz Paulo leu o decreto de confirmação dos ofícios, que consolidou a posse de Dom Luiz como bispo diocesano. No fim, o novo bispo recebeu os cumprimentos dos fiéis. A posse foi transmitida nas redes sociais das dioceses de Bauru, Nova Friburgo e Itapetininga.
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, de 58 anos, natural de Bauru (SP), foi nomeado como novo bispo titular de Itapetininga em 25 de fevereiro, pelo Papa Francisco. Ele atuava como bispo de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, desde 2017. A cadeira na diocese de Itapetininga foi ocupada pelo antigo bispo Dom Gorgônio por quase 27 anos.
A celebração teve presença de bispos, padres, diáconos e seminaristas
Divulgação/Diocese de Itapetininga
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM