É #FAKE que o g1 tenha noticiado a abertura de incrições para o CNU 2025; trata-se de um golpe
20/03/2025
(Foto: Reprodução) Anúncio falso leva a pagamento de taxas a criminosos, que também exigem dados como CPF e endereço. Edital da 2ª edição do chamado 'Enem dos concursos' ainda não saiu. Página falsa do g1 anuncia segunda edição do CNU; é golpe
Imagem: g1
Circulam nas redes sociais publicações uma falsa página que imita o g1 a nuncia que as inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 estão no prazo final. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a página mentirosa?
No Instagram, circula um conteúdo patrocinado com o anúncio da segunda edição do CNU, o "Enem dos Concursos". Ao clicar em "Saiba mais", o usuário é levado para uma falsa página que imita o g1 que e tem o seguinte título: "Inscrições para a segunda edição do CNU 2025 estão abertas: 3.500 vagas com salário inicial de R$ 9 mil" .
Mais abaixo, há um botão clicável com o comando "Faça a sua inscrição agora". Também se pede ao usuário que faça isso rapidamente, alegando que "inscrições irão encerrar hoje".
O link cnu-concurso.online que não tem qualquer relação com o site oficial do governo.
O formulário exige dados pessoais, como número do CPF e endereço, além do pagamento de uma taxa de R$ 40 para os níveis médio e superior.
O pagamento via PIX vai para uma intermediadora de pagamentos -- voluti.com.br -- que esconde o destinatário final dos valores.
Em 11 de março de 2025, o Fato ou Fake publicou um desmentido semelhante – mas, em lugar de uma imitação do g1, o link levava a uma versão falsa do site do governo.
⚠️ Por que o conteúdo é falso?
Em 19 de março de 2025, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que organiza o CNU, publicou uma nota informando que as inscrições para a segunda edição do processo seletivo não estão abertas e que "páginas falsas na internet simulam inscrição e geram risco de roubo de dados, além de pagamentos indevidos".
"Desde que tomou conhecimento desses sites falsos, o Ministério da Gestão acionou os órgãos competentes por meio do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR) e os sites estão sendo derrubados", diz o comunicado.
O post repete um alerta feito em 9 de março de 2025: "Fique atento e não caia em golpes! Infelizmente, golpistas estão tentando enganar as pessoas com informações falsas sobre abertura das inscrições".
O que os golpistas vêm fazendo reiteradamente é mudar o domínio dos sites falsos, possibilitando que as páginas falsas "escapem" das denúncias: primeiro, usaram o domínio cnu.inscricaocnu, depois cnu.inscricoesabertascnu, e, agora, cnu-concurso.online.
O único site oficial do MGI é www.gov.br/gestao/concursonacional.
Em entrevista concedida em 5 de fevereiro de 2025, a ministra da Gestão, Esther Dweck, disse que o plano da pasta é lançar o edital da segunda edição do CNU no final do primeiro trimestre deste ano.
▶️ Como denunciar o golpe? O usuário que identificar uma página falsa, pode entrar no site www.falabr.cgu.gov.br, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados. A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público. O serviço on-line está disponível 24 horas, todos os dias da semana.
📌 O que diz a Meta?
Quando publicou a checagem anterior sobre o golpe que usava o CNU, o Fato ou Fake procurou a Meta (empresa que controla o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e Threads). A empresa afirmou que não permite atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros.
"Estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas. Também recomendamos que as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos", dizia a nota.
Página falsa do g1 anuncia segunda edição do CNU; é golpe
Imagem: g1
Veja também
É #FAKE que mulher fazer xixi depois de sexo evita gravidez
É #FAKE que mulher fazer xixi depois de sexo evita gravidez
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)